Páginas

13/05/2009

Dicionário das berçaristas

Dicionário para Berçaristas

Nos primeiros dias, todos os choros iguais, mais a tradução do choro do Bebê e dedicação é fundamental para um desenvolvimento saudável.
1.Fome
É um choro agudo e forte.
2.Fralda
Choro irregular e queixoso, que não cessa com colo. Dê especial atenção a problemas de assaduras.
3.Calor ou frio

O bebê chora de maneira irregular. Se está com roupa demais, fica com o rostinho avermelhado e sua na nuca e no pescoço. Quando o problema é falta de agasalho, suas mãos e pés esfriam.
4.Cólicas
horo estridente, entrecortado por gemidos. O bebê move descontroladamente as pernas e fica com o rosto crispado. As crises duram até o terceiro mês. Ajuda carregá-lo de bruços, com a barriguinha apoiada nas suas mãos.
5.Dores
Um grito cortante, seguido de choro agudo. Inflamações de ouvido e garganta são as principais causas. O bebê costuma esfregar a cabeça no travesseiro ou passar a mão perto da orelha.

6.Dentinhos
Choro baixo e queixoso. Desconfie, principalmente, se o bebê balança a cabeça, saliva em excesso e leva as mãos à boca. Surge ao redor do quarto mês. Mordedores ajudam.
7.Birra e manha
Os choros de birra são altos, e os de manha, fracos e pouco convincentes. Começam no oitavo mês, sempre que o bebê é impedido de fazer algo.
8.Tédio
Chorinho flauteado, entremeado por resmungos. Cessa assim que ele ganha um colo e dá umas voltinhas.
9.Cansaço e estresse
Excesso de estímulos pode gerar um choro irritado e estridente. Evite passar o bebê de colo em colo, falar-lhe muito alto e exagerar nas brincadeiras. Na crise, retire-o para um lugar tranqüilo e converse ou cante suavemente.

0 comentários: