Páginas

FOTOS PINTURA EM TECIDO 1

Ler Mais

FOTOS PINTURA EM TECIDO

Ler Mais

PINTURA EM TECIDO


Nossa segunda Oficina oferecida pela professora voluntária Marília ( mamãe do Gabriel, nosso aluno), foi a  de PINTURA EM TECIDO. Os certificados foram entregues por módulos .
 Começamos no horário da tarde e logo que começou o período de colheita  transferimos para o noturno e recebemos também novos alunos.
Fica aqui nosso agradecimento a todos que participaram do projeto , à prefeitura municipal que nos apoiou , a diretora IONE SUDRÉ que criou e pôs prática o projeto e em especial   à voluntária Marília que abraçou a idéia.
Ler Mais
Que bacana!!!! Aniversário e festa surpresa da professora Andréia. Idéia e bolo da mamãe da Gaby.
Ler Mais

OFICINA "DELÍCIAS DE CHOCOLATE"

APRIMEIRA OFICINA MINISTRADA  NO CMEI  FOI " DELÍCIA S DE CHOCOLATE" MINISTRADA PELA PROFESSORA OLINDINA GIVISIEZ AS DUAS TURMAS RECEBERAM CERTIFICADO LOGO APÓS A OFICINA.
Ler Mais

JCC

BASEADO EM NOSSO PROJETO PAIS E COMUNIDADE NA ESCOLA, RECEBEMOS A VISITA DA EQUIPE DO "JCC" QUE BRINCOU, CANTOU, DANÇOU E DIVERTIU A PAIS E ALUNOS  DE NOSSA ESCOLA.FOI MUITO BACANA.!!!
Ler Mais
Ler Mais

MODELO DE TERMO DE RESPONSABILIDADE

TERMO DE RESPONSABILIDADE



Declaro para todos os fins de direito que eu_________________
___________________ portador (a) do CPF nº- _____________ e RG nº- _______________________________ autorizo meu (a) filho(a) ______________________________________________
a ser entregue a ________________________________________ ou___________________________________________________.


Declaro ainda, que após a entrega da criança a pessoa de direito no término das aulas, me responsabilizo totalmente.

Sem mais a declarar, firmo a presente como verdadeira.



Orizânia-MG, aos ____ dias do mês de_________ de 2010.




_______________________
Responsável
Ler Mais

DINÂMICA

A vida deve ser florida

Objetivo: Esta dinâmica fará o aluno perceber o valor da vida e o mistério que a envolve.
Material necessário: Papel de seda de várias cores.
1º - A professora deve cortar o papel de seda para que fique do tamanho de um papel sulfite cortado ao meio.
2º - Deve distribuir um pedaço para cada participante, procurando diversificar as cores.
3º - Motivar todos, dizendo que a folha que eles têm na mão é a vida de cada um deles. Pedir para que notem que um lado da folha é liso e o outro, um pouco mais áspero. Isso também ocorre em nossa vida: em alguns momentos é mais tranqüila, em outros, mais áspera. Mas, apesar de tudo, nossa vida vibra.
4º - A professora deve pedir aos alunos que segurem as folhas numa das pontas, fazendo-as balançar para ouvir o barulho (a vibração). Deve explicar que nem sempre tudo é tão bom, nem sempre a nossa vida vibra tanto. Todos passam por maus momentos.
5º - A professora deve perguntar o que “mata” a nossa vida, o que faz com que ela vibre menos, e exemplificar: desemprego, inveja, ciúme, violência... Deve solicitar a ajuda dos participantes para que citem outros exemplos, e cada palavra “morte” enunciada, pedir que amassem o papel, até ficar uma bolinha.
6º - Com a bolinha na mão, a professora pergunta ao grupo: “O que devemos fazer com esta bolinha agora?”. Talvez alguns digam para jogá-la fora. Nesse momento, a professora questionará: “Como vamos jogar fora a nossa vida? O que podemos fazer?”. Alguém poderá dizer para reconstruí-la. “Mas como?” A professora, então, deve motivar o grupo a falar palavras de vida (emprego, amor, amizade, justiça...), e a cada palavra vai-se abrindo novamente o papel.
7º - Com o papel todo aberto, a professora deve questionar: “Mas e agora? Está cheio de rugas? São as rugas do tempo; assim é a nossa vida. O que fazer? Vamos ver se a vida ainda vibra?”. Nesse momento, pede ao grupo para balançar a folha. Agora a vibração é bem menor.
8º - A professora, então, pede aos alunos para dobrarem as folhas ao meio e recortá-las em duas partes. Juntando essas duas partes, pede para recortá-las novamente, ficando agora com quatro partes.
9º - A professora instrui os alunos a trocar os pedacinhos com os colegas, de maneira que cada um fique com quatro pedacinhos de cores diferentes.
10º - Agora pede para colocarem os pedacinhos de maneira que fiquem um na horizontal e outro na vertical, formando duas cruzes.
11º - A professora pede aos alunos que coloquem o dedo indicador no centro das “cruzes” e modelem uma flor. E acrescenta que a vida, por mais dolorida e cheia de rugas, ainda pode florescer. Às vezes, perde a vibração, mas nunca é tarde para florescer.
Ler Mais

CARTA DE UMA CRIANÇA DO MATERNAL:

CARTA DE UMA CRIANÇA DO MATERNAL:
"Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos ,
Por favor, não diga que estou apenas brincando,
Porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas.
Quando estou me fantasiando,
Arrumando a mesa e cuidando das bonecas.
Por favor, não me deixe ouvir você dizer ele está apenas brincando.
Porque enquanto eu brinco, eu aprendo.
Eu posso ser mãe ou pai algum dia.
Quando estou pintando até os cotovelos,
Ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila,
Por favor, não diga que estou apenas brincando,
Porque enquanto eu brinco, eu aprendo.
Estou expressando e criando
Eu posso ser artista ou inventor algum dia.
Quando estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na escola,
Por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras.
Porque enquanto brinco, estou aprendendo.
Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.
Eu posso estar numa empresa algum dia.
Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos.
Por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira.
Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças.
Eu posso ser um chefe algum dia.
Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo.
Por favor, não diga que estou apenas brincando.
Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.
Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.
Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje.
E eu digo: eu brinquei.
Por favor, não me entenda mal.
Por que enquanto eu brinco, estou aprendendo.
Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou me preparando para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar."
Ler Mais

para brincar

para brincar
O que vc vai precisar:
1 envelope de gelatina sem sabor;
2 colheres de sopa de água quente;
2 colheres de sopa de cola branca;
2 tigelas pequenas;
1/2 colher de sopa de tinta guache colorida;
Formas de bombons ou balas.
Como fazer:
Misture a tinta guache com a cola branca em uma tigela; Em outra tigela, misture a gelatina com a água quente até dissolver a gelatina; Agora junte o conteúdo das duas tigelas. Misture bem! Coloque na forma dos bombons ou balas; Deixe esfriar e leve ao freezer por 5 minutos ou até ficar firme; Depois retire da forma com cuidado e é só brincar!
Ler Mais

Bombom

Bombom
Ingredientes
•1 lata de leite em pó
•200 gr de NESCAU
•1 lata de leite condensado
Modo de preparo
Misture o leite e o NESCAU.
Vá acrescentado o leite condensado aos poucos até dar o ponto.
Enrole os docinhos e passe no coco ralado ou no NESCAU
Ler Mais

Cajuzinhos da Vovó

Cajuzinhos da Vovó
.

►Separe os seguintes materiais:
1 tigela média de plástico
1 colher (sopa)
1 colher (café)
1 xícara (chá)
1 prato (jantar)
margarina para untar as mãos
forminhas de papel (tamanho de sua preferência)

►Ingredientes:
1/2 Kg ou 500g de amendoim torrado e moído (você encontra o saquinho já pronto no supermercado)
2 xícaras (chá) de açúcar refinado
1/2 xícara (chá) de leite (pode ser o de caixinha mesmo)
2 colheres (sopa) de achocolatado (tipo toddy)

►Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes na tigela. Comece misturando tudo com uma colher. Depois deixe a colher de lado e amasse com as mãos. Amasse até formar uma "bola de massa" (tipo massinha de modelar). Depois lave as mãos. Coloque um pouco de açúcar refinado no prato de jantar. Passe um pouquinho da margarina nas mãos e espalhe bem (nós, adultos, chamamos isso de untar as mãos). Com a colher de café, pegue uma pequena quantidade da massa. Enrole no formato de uma bolinha. Passe essa bolinha no açúcar refinado. Observe se toda a bolinha ficou com açúcar. Coloque os cajuzinhos nas forminhas de papel. Podem enfeitar com um pedacinho de amendoim.
Ler Mais

Canapés de Biscoito Água com queijo e azeitona verde

Canapés de Biscoito Água com queijo e azeitona verde.


► Ingredientes:

meio copo de Requeijão Cremoso
1 pacote de Biscoito Água
200 g de queijo prato fatiado
meia xícara (chá) de azeitona verde em rodelas
folha de salsa para decorar


► Modo de Preparo:

Espalhe o Requeijão sobre os Biscoitos. Cubra cada um com um pouco de queijo prato, distribua a azeitona e decore com as folhas de salsa.
Ler Mais

BOMBOM ZAS-TRÁS

BOMBOM ZAS-TRÁS
O que você vai precisar:

♫ 250 gramas de chocolate em pó solúvel
♫ 1 colher de sopa de margarina
♫ 1 lata de leite condensado
♫ Forminhas de papel

Modo de fazer:
1º Passo
Misture o chocolate com a manteiga.
Vá juntando, aos poucos, o leite condensado,
até formar uma massa que dê para enrolar bolinhas
2º Passo
Faça as bolinhas e passe-as no coco ralado
3º Passo
Ler Mais

Receita bombom:

Receita bombom:
1 lata leite condensado
água ou leite para dar liga
1 kg de leite em pó
1/2 kg de chocolate solúvel.

Misture até dar para enrolar e pronto!
Ler Mais

DICAS DA PROFESSORA ANDRÉIA

 
Conto Chapeuzinho Vermelho


(1) Incluindo o conto no Planejamento

Recreação:Desenhar com giz ou fita adesiva a casa de chapeuzinho,o caminho do lobo e a casa da vovó.Pedir ás crianças para percorrer o caminho,andando com os dois pés,de um pé só,dando pulinhos e /ou correndo.

Objetivos:

*Relembrar a história
*Trabalhar coordenação motora,noções de espaço,lateralidade.
*Promover a sinalização.

(2) Brincadeira: Pulando os círculos da centopéia .Desenhar a centopéia no pátio.Escrever no interior dos círculos os numerais e /ou vogais.Pedir á criança para pular com os dois pés ou de um pé só.

                 Objetivos:
                
                 *Trabalhar atenção, concentração,memorização.
                 *(Familiarizar)Levar os alunos a obterem conhecimento e familiarização com os numerais.
                 *Trabalhar coordenação motora e noções de espaço.

Incluindo o conto João Jiló

(3) Brincar de corda:Pedir a criança para andar em cima da corda,pular e passar em baixo.

Obs.: Pedir a criança para abrir os bracinhos e movimentar as mãozinhas para cima e para baixo imitando o passarinho Cantador da História.

Objetivos:

*Relembrar a história.
*Trabalhar o equilíbrio,coordenação e corporeidade e expressão.
*Trabalhar o imaginário,o faz de conta(imitar o passarinho cantador)
*Promover a socialização

(4) Brincadeiras de faz de conta.
*Brincar de médico
*Brincar de dentista
*Brincar de mamãe e filhinhos
*Brincar de Abobrinha
*Brincar de vovó e netinhos

Todas essas brincadeiras tem por objetivo representar as funções sociais
trabalhar o imaginário e o concreto de forma lúdica.
Também fazemos diagnostico das preferências das crianças,comportamentos e atitudes.Pela imitação elas representam a maneira de agir das pessoas que eles tem mais vinculo afetivo.

Obs.:Nas brincadeiras de médico de acordo com a quantidade de crianças distribuir senhas numeradas.Chamá-las pelo numero de ordem,mostrando por exemplo o numeral 1? Pedir as crianças para olhar quem esta com o numero 1,geralmente elas acertam pela comparação.

Oficina do Corpo


Melhor conhecimento do corpo
*Musicas(das partes do corpo,dos órgãos do sentido...)
*Recorte e colagem(bonecos articulados)
*Caixa das sensações e habilidades (tato)
*Tirar molde dos pés das crianças coloridos,confeccionados com papel cartão ou color se,espalhar pelo chão para a criança sobre eles.


Objetivos:

*Trabalhar noções de esquema corporal,corporeidade e expressão,noções de espaço,lateralidade,os sentidos,...

Brincar de motorista


Desenhar com giz no pátio a garagem,a rua(fazendo o formato de um quadrado)a parada obrigatória e pedir para fazer a conversão á direita(D)ou á esquerda(E)orientando,fazendo perguntas(se quer ir para (D)ou esquerda(E).Pedir para guardar o carro na garagem e trocar de motorista.
Obs.:Pode ser feito com velocípede.

Objetivo:

*Trabalhar noções de espaço,lateralidade,atenção e concentração.
*Promover a socialização.
Ler Mais