Páginas

20/04/2010

DICAS DA PROFESSORA ANDRÉIA

 
Conto Chapeuzinho Vermelho


(1) Incluindo o conto no Planejamento

Recreação:Desenhar com giz ou fita adesiva a casa de chapeuzinho,o caminho do lobo e a casa da vovó.Pedir ás crianças para percorrer o caminho,andando com os dois pés,de um pé só,dando pulinhos e /ou correndo.

Objetivos:

*Relembrar a história
*Trabalhar coordenação motora,noções de espaço,lateralidade.
*Promover a sinalização.

(2) Brincadeira: Pulando os círculos da centopéia .Desenhar a centopéia no pátio.Escrever no interior dos círculos os numerais e /ou vogais.Pedir á criança para pular com os dois pés ou de um pé só.

                 Objetivos:
                
                 *Trabalhar atenção, concentração,memorização.
                 *(Familiarizar)Levar os alunos a obterem conhecimento e familiarização com os numerais.
                 *Trabalhar coordenação motora e noções de espaço.

Incluindo o conto João Jiló

(3) Brincar de corda:Pedir a criança para andar em cima da corda,pular e passar em baixo.

Obs.: Pedir a criança para abrir os bracinhos e movimentar as mãozinhas para cima e para baixo imitando o passarinho Cantador da História.

Objetivos:

*Relembrar a história.
*Trabalhar o equilíbrio,coordenação e corporeidade e expressão.
*Trabalhar o imaginário,o faz de conta(imitar o passarinho cantador)
*Promover a socialização

(4) Brincadeiras de faz de conta.
*Brincar de médico
*Brincar de dentista
*Brincar de mamãe e filhinhos
*Brincar de Abobrinha
*Brincar de vovó e netinhos

Todas essas brincadeiras tem por objetivo representar as funções sociais
trabalhar o imaginário e o concreto de forma lúdica.
Também fazemos diagnostico das preferências das crianças,comportamentos e atitudes.Pela imitação elas representam a maneira de agir das pessoas que eles tem mais vinculo afetivo.

Obs.:Nas brincadeiras de médico de acordo com a quantidade de crianças distribuir senhas numeradas.Chamá-las pelo numero de ordem,mostrando por exemplo o numeral 1? Pedir as crianças para olhar quem esta com o numero 1,geralmente elas acertam pela comparação.

Oficina do Corpo


Melhor conhecimento do corpo
*Musicas(das partes do corpo,dos órgãos do sentido...)
*Recorte e colagem(bonecos articulados)
*Caixa das sensações e habilidades (tato)
*Tirar molde dos pés das crianças coloridos,confeccionados com papel cartão ou color se,espalhar pelo chão para a criança sobre eles.


Objetivos:

*Trabalhar noções de esquema corporal,corporeidade e expressão,noções de espaço,lateralidade,os sentidos,...

Brincar de motorista


Desenhar com giz no pátio a garagem,a rua(fazendo o formato de um quadrado)a parada obrigatória e pedir para fazer a conversão á direita(D)ou á esquerda(E)orientando,fazendo perguntas(se quer ir para (D)ou esquerda(E).Pedir para guardar o carro na garagem e trocar de motorista.
Obs.:Pode ser feito com velocípede.

Objetivo:

*Trabalhar noções de espaço,lateralidade,atenção e concentração.
*Promover a socialização.

0 comentários: