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13/05/2009

Cartilha do desenvolvimento

Desenvolvimento

e suas Brincadeiras...

Esse material foi entregue ás Berçarista na reunião de início de ano em 2008.
Nele contém dicas de atividades pesquisadas em diversas fontes que ajudam no trabalho do dia-a-adia.
IONE SUDRÉ

Como organizar sua aula

1. Brinquedo livreLogo que chegam à aula, os bebês podem usar a sala livremente, pegar os instrumentos, tocar o piano, a bateria, teclado. Esta não parece fazer parte da aula, mas é muito importante para que eles saibam o momento em que a aula começa e que precisam estar atentos, por isso o clima de descontração é importante, quando então a professora pede que todos guardem os instrumentos e sentem na roda.2. Canto de entradaPara as crianças, é quando a aula de fato começa. São cantadas músicas de início de aula, saudação, com os nomes ... ( ex. bom dia amigo; quem quiser aprender a dançar...)3. Movimento e dançaMúsicas ainda sem a utilização de instrumentos e com muito movimento devem ser cantadas nesta parte. Algumas com gestos, mostrando as partes do corpo, brincando de roda, se abaixando e levantando. ( ex. serra, serra serrador; cabeça, ombro; 2 patinhos na lagoa; ...)4. Conjunto instrumentalNeste momento os instrumentos são introduzidos e o canto continua, agora acompanhado da bandinha rítmica ( as músicas são livres).5. Relaxamento e estiramentoA aula está quase no final, é hora de acalmar as crianças para o seu término, guardar os instrumentos. Músicas bem lentas são cantadas neste momento para que todos fiquem aconchegados no colo da mamãe e do papai, também podem se espreguiçar e até deitar. ( ex. boi da cara preta; alecrim; carneirinho, carneirão; nana neném ...)6. Canto de despedidaA aula acabou! E as crianças precisam saber disso, por isso cantamos músicas que digam que a aula acabou e que já está na hora de ir para casa, também é hora de calçar os sapatinhos e dar adeus a professora ( ex. eu vou, eu vou ...).



Bebês de A a Z
“O adulto precisa apresentar o mundo”
O recém nascido apresenta uma postura de flexão nos primeiros meses de vida. Sua cabeça raramente está na linha média do corpo, ele não tem controle ativo de cabeça, a não ser a habilidade de girar a cabeça de um lado para o outro quando está de bruços, a fim de respirar. O roçar do rosto no lençol é a primeira estimulação tátil que a criança experimenta.Os braços estão em flexão com a mão fechada e o polegar dentro da palma da mão. Seus movimentos são bruscos e em bloco, reage à luz e ao som grave com piscar de olhos.
0 a 3 meses
Nessa época o bebê prefere a posição deitado de costas, a cabeça geralmente não está na linha média, ele pode levar as mãos no peito e as olha sendo essa atitude importante para a auto exploração (toque e visão).Ele leva as mãos à boca inicialmente por acidente, depois propositalmente para sugar, mais tarde explorando lábios, bochechas e a língua com os dedos.Os olhos começam a coordenar e se preocupam com a presença da mãe a uma distância de 15 cm demonstram atração pela luz suave e rejeição a luz forte. Quando estão acordados. O bebê pode ser colocado de costas, pois essa posição estimula os primeiros indícios de comunicação, o sorriso, o balbucio e a fixação do olhar.Há um controle maior da cabeça quando está de barriga para baixo. O peso é tomado nos antebraços que o ajuda a levantar a parte de cima do corpo. Gradualmente o bebê começa a selecionar o que vê, pode seguir sua mãe quando ela se move em torno do berço, segue um brinquedo simples movimentando-se de 15 a 30 centímetros acima de seu rosto num semicírculo de um lado para outro. Começa a se virar para onde vem o som de uma voz, rindo quando a mãe fala com ele. Já está aprendendo a sorrir quando a mãe fala com ele ou quer ser apanhado, e que quando chora atrai a atenção.




Brinquedos adequados para essa faixa etária: •Móbiles com movimentos suaves•Músicas suaves•Luvas com texturas diferentes para estimular o tato•Lanterna•Guizos•Iluminação suaveLuzes, cortinas coloridas, campainhas, sininhos pendurados, objetos frios e mornos comparando os dois.
3 a 6 meses
O próximo padrão importante do desenvolvimento motor é o início da extensão dos membros inferiores e extensão de todo o corpo. Ele pratica esta extensão em todas as posições.O bebê pode alcançar os objetos com os olhos e não com as mãos mostrando-se excitado e demonstra que quer algo, movimentando as pernas e os braços abrindo e fechando os dedos.Alcança um objeto acidentalmente, mas ainda não consegue agarrar e manipular nesta fase.Ele pode seguir um objeto que estiver se movendo lentamente da esquerda para a direita em frente seu rosto.Se colocarmos um chocalho em sua mão ele o agarra fortemente com o lado de dentro das mãos e dos dedos, olha-os por instantes e depois começa a movimentar os braços sem coordenação, muitas vezes batendo nele mesmo e reclamando. Neste estágio ele não consegue larga-lo Já consegue olhar e manter as mãos na linha média do corpo segurando a mamadeira. Brinca e com as mãos e dedos e os leva continuamente à boca. É uma fase importante do aprendizado. Cada vez mais toma consciência de seu corpo. Nesse período, ele consegue estando de bruços alcançar um brinquedo e mais tarde usará essa posição para se arrastar. Inicia-se a preensão voluntária.Aproximadamente aos 5 meses começa a progredir a coordenação viso motora e quando inicia a coordenação unimanual (com uma mão) e o bebê é capaz de ir ao encontro de objetos que caem ao seu lado. O bebê é capaz de explorar suas mãos e também descobre os pés que vão á boca logo na próxima etapa.
Deitado de barriga para baixo apresenta uma atitude serena e estável podendo explorar melhor o ambiente e começa a perceber que existe um mundo que o rodeia. Ele já pode ficar sentado com apoio, pois sua cabeça já não oscila como antes.A cabeça agora já está firme, seu corpo mais reto. É nessa etapa do desenvolvimento que achamos difícil colocar o bebê sentado, ele se diverte empurrando-se para trás quando está nesta posição, necessitando ainda de apoio. O sorriso é dedicado ao rosto humano, preferencialmente ao da mãe, evoluindo para gargalhadas, desencadeadas por brincadeiras corporais que lhe dão prazer.
•Brinca com o próprio corpo•Brincadeiras no colo da mãe•Chocalhos musicais•Cubos de espuma•Argolas de plástico para aproximar as mãos•Móbiles que produzam sons quando tocados com os pés ou com as mãos •Rolinho feito com toalha para brincar de bruços•Instrumentos sonoros de materiais diversos•Objetos pendurados para tentar alcançar•Bichinhos de borracha para morder•Boneca de pano•Blocos coloridos •Gosta de ouvir adultos cantando •Brinquedos de várias texturas, tamanhos e formas•Brincadeira de "achou", esconda brinquedos embaixo da fralda de pano

6 a 9 meses
O bebê tem progredido de indivíduo em flexão para indivíduo em extensão e agora tem perfeito controle de cabeça.Alcançou o importante estágio em seu desenvolvimento em que começa a experimentar uma variedade de movimentos com o corpo. Afetivamente ainda estranha as pessoas que não conhece, olha-os intensivamente observando algo que as torne familiar. Depois de um tempo na presença de estranhos chora compulsivamente, chamamos de" angustia dos 8 meses" Este é um estágio de grande curiosidade, o bebê se torna curioso e inquieto, nessa fase conseguimos observar movimentos de cotovelos e joelhos.Notamos ainda notar que o desenvolvimento dos braços é mais avançado que os da perna. Rola da posição de barriga para baixo para de costas. Quando o bebê começa a rolar, devemos estar atentos para que não caia da cama ou do trocador.Agora, aproximadamente aos 7 meses, ele encontra os pés pela primeira vez e é capaz de integrar esta habilidade para ver, tomando consciência de como eles são, tanto parados quanto em movimento.Ele completa esse conhecimento de si próprio levando os pés à boca brincando com ele. De barriga para baixo agora ele sustenta o corpo não mais com as mãos fechadas e sim com elas abertas. A seguir tomará o peso num só braço e usa o outro para alcançar um brinquedo – primeiro à frente e depois atrás. Ainda não tem equilíbrio para sentar, tendendo ainda jogar-se para trás, mas o faz com as pernas afastadas.

Como o controle da cabeça está completo o bebê é capaz de seguir objetos com os olhos em todas as direções e é também capaz de fixar o olhar em pequenos objetos. O reflexo do susto, (reflexo de Moro) começa a desaparecer dando início a reação de proteção para frente e para os lados, observamos que o bebê na posição sentado com as pernas afastadas, apóia as mãos na frente e ao lado procurando não cair, Normalmente entre 6 a 9 meses o bebê adora a posição sentada e demonstra a maturação do sistema nervoso central.Já sentado e inclinado para frente apresenta mais equilíbrio permitindo que as mãos fiquem livres para a exploração de brinquedos e dos pés. Antes quando via sua imagem no espelho ficava confuso, agora tem consciência de si próprio e procura bater com a mão em sua imagem. Conhece o pé.A exploração objetiva começa porque agora ele desenvolveu a habilidade de olhar, alcançar, tocar e prenderam objeto com a mão toda (preensão palmar)
A manipulação é muito primária e por essa razão tudo é imediatamente levado à boca, tendo esta a importante função de fornecer informações sobre o paladar, a forma e a consistência.Não tem movimentos finos de seus dedos, tendo de abrir toda a mão antes de agarrar e ser bem sucedido em pegar. Ele pode manter e transferir objetos de uma mão à outra. Segura objetos grandes com ambas as mãos, olhando-os e levando-os logo à boca. Importante: neste período são preferidos colheres de madeira, blocos e taças em vez de brinquedos macios, o bebê precisa sentir o que pega, o que chamamos de propriocepção.Vira-se imediatamente para a origem do som balbucia sorrindo. Quando falam com ele, responde dando gritinhos, vocalizando com variações como se fosse cantigas.Já podemos por volta de 8 meses coloca-lo sentado confortavelmente em uma cadeira, para que brinque com brinquedos sobre a mesa.
Nessa fase o interesse é por objetos grandes, cubos, argolas. Pega os objetos abrindo exageradamente as mãos e não os pega por cima. Realiza um movimento lateral com os dedos super estendidos. No final dessa etapa poderemos observar uma preensão mais fina na qual esboça o uso do polegar.A brincadeira preferida é transferir um objeto de uma mão a outra sem parar. Somente quando o leva a boca, é que aparece a exploração tato oral.Até o final dessa etapa, o bebê já domina as pernas e começa e explorar e a combinar vários tipos de deslocamentos, como, arrastar-se, ficar de joelhos e apoiar as mãos com as perninhas esticadas até que adquire a postura em pé, se deslocando pelos móveis ou segurado pelas mãos.

•Caixa com brinquedos atraentes•Caixa com embalagens plásticas•Brinquedos com som e inquebráveis•Bolas de vários tamanhos, texturas e formas•Galões e caixas de vários tamanhos para colocar e retirar algo •Jogo de esconde - esconde •Bichinhos de borracha para pressionar e produzir sons•Cubos de madeira•Espelho•Panelas, tampas, bastão de borracha•Livros de plástico ou de tecido com texturas variadas
9 a 12 meses
O bebê agora atinge o estágio em seu desenvolvimento quando a habilidade de rodar torna-se bem coordenada.Antes a rotação estava presente quando ele rolava, alcançava um brinquedo deitado de costas, ou deitado de bruços, agora aparece a rotação espontânea, o controle do tronco e o equilíbrio para sentar. O rolar é mais coordenado, pois antes era totalmente desorganizado. Consegue adotar a postura sentada usando a rotação do tronco bem como o apoio das mãos na lateral.Mais tarde ele se arrastará para frente, as pernas participando fortemente no movimento, especialmente os pés. Senta sem apoio – aparece a reação de proteção para frente depois para o lado, inicialmente com as mãos frouxamente fechadas depois as mãos se abrem em preparação para a tomada de peso.A habilidade do bebê de alcançar e agarrar os objetos depende de seu equilíbrio e da habilidade de olhar o que está fazendo.É comum neste estágio encontra-lo fazendo movimentos exagerados de todo o corpo e muitas vezes desequilibrado para pegar um brinquedo. Durante os meses seguintes esses movimentos exagerados gradualmente diminuem.Sua habilidade em manipular melhora, o seu agarrar torna-se mais refinado.Mantém um objeto em cada mão, transfere de uma mão à outra, começa a tirar objetos de um recipiente e tenta sem sucesso pegar objetos pequenos. Deixa cair objetos grandes no chão e logo após perde o interesse. Usa sons para expressar seu medo e fome.•Colar fechado com contas para manusear, puxar e estimular movimento de pinça•Brinquedos de encaixe simples•Cofre para guardar moedas grandes

•Túnel•Tubos para empilhar e encaixar•Cubos de madeira para empilhar •Carrinhos para puxar•Carrinho para empurrar engatinhando•Bolas•Fantoches•Músicas com imitação de gestos•Brinquedos de construção simples•Livros com figuras grandes e familiares•Giz de cera •Pintura a dedo em cartolina
12 a 15 meses
O estágio final do desenvolvimento é a aquisição do equilíbrio e o início da progressão. A maioria das atividades começa da posição sentada, e mover-se é uma função importante e uma oportunidade de começar a explorar seu ambiente e a si próprio em relação ao ambiente. Mover-se é da maior importância neste estágio, raras vezes brinca na posição de costas. Prefere levantar-se nos quatro membros, num preparo para o engatinhar, um movimento que requer equilíbrio e movimentação recíproca das pernas. Reação de proteção para trás junto com o equilíbrio para sentar, faz com que ele faça uma rotação de tronco para pegar um objeto sem usar as mãos para apoiar. Neste tempo, é possível movimento isolado de dedos podendo realizar a exploração com a ponta dos dedos e empurra-los com o indicador. Polegar funcional, movimentos de pinça. É importante ressaltar que embora a manipulação avance, o largar ainda é difícil, o bebê tenta largar pressionando o objeto contra a superfície (reação associada das mãos). Brincar agora é mais intencional e fica por longo período absorvido, ele está se conscientizando do funcionamento dos objetos e quando um brinquedo cai no chão ele olha para ver aonde vai.Vocaliza deliberadamente como um meio de comunicação e compreende as palavras "não" e "adeus" e se diverte imitando os adultos.
•Pintura a dedo•Revista para folhear•Revista para rasgar•Almofada•Areia e água•Brincadeiras de apontar partes do corpo•Carros para puxar,caminhões que levam brinquedos, tratores que carregam areia •Cama para bonecas•Bonecos•Brincadeiras de subir e descer•Varrer•Espanar•Martelar•Amassa

18 a 24 meses
•Desenhos no chão para ser seguidos•Brincadeiras de imitação de animais•Fantasias•Teatro•Vestir e despir bonecos•Contas para enfiar•Instrumentos musicais•Ambientes com obstáculos para desafiar o "pegar brinquedos" •Equipamentos de som com botões fáceis de serem acionados•Triciclos
De às crianças instrumentos musicais simples e fáceis de fazer manualmente. Esses podem ser uma tampa de panela, uma colher que proporciona ritmos como também os instrumentos ritmicos industrializados: xilofone, tambor, piano elétrico.

Desenvolvimento da fala
Com brinquedos simples o desenvolvimento das crianças pode ser estimulado. Pode-se sempre perguntar: “Onde está...?” com essa indagação feitas sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um livro, você ajuda a elas a aprender o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo à sua volta.Ainda que a criança não compreenda o sentido da palavra ela apreende o sentido da língua, coisas e relações observando e vivenciando.Quando a criança observar uma máquina de lavar roupas, por ex., você pode esclarecê-la como você faz para lavar roupa. Ponha o sabão em pó, mostre que fecha a tampa, que liga a máquina, que depois a máquina enche de água, que ela bate a roupa, enche-se de espuma, etc.Quando a máquina parar de funcionar, mostre à ela que a roupa está úmida e limpinha, que você agora irá dependurá-la para secar.

Para que a linguagem se desenvolva converse com ela e deixe que ela tenha contato com outras crianças. Logo verá como falará mais e cada dia mais corretamente. Conte historinhas para elas. Gostarão de ouvir e pedirão que repita-as. Você verá que um dia elas já terã até mesmo decorado a estorinha e quando você a contar ela a irá complementar. Um bichinho de pelúcia, pano, uma bola colorida ou briquedos de plático de montar. Mostre como devem fazer e elas o farão.
No berçário temos toda a estimulação do engatinhar, rolar, andar.Temos tb uma atenção especial com o estímulo da linguagem oral .Para isso falamos o tempo todo , cantamos muito, contamos história com barulhos, utilizamos muito recurso visual( fantoches) brincamos muito de esconder e aparecer, nomeamos o nome dos objetos, no momento do banho falamos sempre vamos lavar o pé ! cadê a barriguinha? É um trabalho de apresentar o mundo a criança e para tal a recreadora tem que ter sensibilidade, e ser tagarela
Orientações didáticas
A música e o movimento devem estar sempre presentes, estimular , cantando sempre, trazendo objetos coloridos e atraentes é uma boa dica.
Tenha uma caixa grande com sucatas, latas,potes etc
Uma outra dica ter uma caixa colorida para a hora da história, nesta caixa ter fantoches, bichinhos de pelúcia, bonecas etc.
Ter carinho e muito amor é o essencial

Música: Tenha sempre uma música agradável no berçário. Você pode utilizar fitas K-7, instrumentos musicais e sua própria voz. Use ritmos diferentes, gesticule, bata palmas. Isso irá motivar o bebê para novas descobertas. Desenho: Só deverá ser dado quando o bebê estiver engatinhando ou sentando com firmeza. Coloque o papel no chão, lápis cera bastão (o mais grosso) e rabisque junto com ele. Histórias: O bebê ainda não compreende histórias como as crianças maiores. Você poderá mostrar gravuras, falar frases, palavras,... A criança irá, aos poucos, associando as formas aos sons
Estímulos para os bebês:
• Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte, yakut...• Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.• Bolinhas de cheirinho feito com meia calça• Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.• Tampas de Nescau com figuras.• Cds com figuras, furado e usado como móbile.• Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.• Janelinhas das sensações.• CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.• Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...• Varal das sensações.• Cestos dos tesouros.• Pendulo com bola e elástico colado no teto.• Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).• Tnt, brincar colar gravuras em cima contar histórias...• Marcadores textuais na história narrada pelo educador como: “aí, daí, então, depois, acabou”.• Tambor com latas, usando balão e tnt com bastante cola como tampa, rolo com celofane numa ponta para olhar e falar.• Cabides de fita e tampas com gravuras.• Gravuras na altura da criança, no chão, teto...• Propor sons: pam pãrarã, pim,pirim pimpim.• Incentivar as crianças a tocarem a parte do corpo que diz a música.• Móbile de abelha material: novelo de lã asa de balão e antena de palito no anzol, imitar o som da abelha zum, zum...

Expressão Musical
Uma das atividades desenvolvidas na aula de Expressão Musical é o acompanhamento das músicas com instrumentos. O grupo do Maternal D (1 ano e meio a 2 anos e meio) já percebe movimentos “fortes” e “fracos” batendo um coco no outro, ao cantar a música “Bate bem forte, bate bem fraquinho”. As crianças também manuseiam tambor, pandeiro e chocalho. Além de cantarem as músicas, estão aprendendo a acompanhá-las com o ritmo de cada instrumento que é solicitado. Por exemplo, na música do cachorro, devem somente tocar o chocalho. O aprendizado é muito divertido.

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