atividades permanentes
ATIVIDADES PERMANENTES
1 - ATIVIDADE: Cantos Diversificados
OBJETIVO: Priorizar o brincar.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA: Garantir a brincadeira, organizando, com as crianças, tempos, espaços e ateriais para esse fim. Planejar brincadeiras onde as crianças possam vivenciar situações sociais “reais de forma lúdica”, tais como kit de mercado, cabeleireiro, médico, etc.
Proporcionar diversos momentos e materiais para que as crianças brinquem de faz-de-conta, jogos com regras, de construção e experimentem uma diversidade de papéis sociais. Em outros momentos a criança irá escolher o brinquedo (autonomia de escolha).
2 - ATIVIDADE: Chamada
OBJETIVO: Ter contato com o próprio nome e dos colegas em situações diversas.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA: Em roda realizar diferentes situações de chamada utilizando o crachá, estimulando as crianças a criar outras possibilidades de descobrir o próprio nome e dos colegas com auxílio do crachá, utilizando-se de diversas estratégias.
3 - ATIVIDADE: Leitura
OBJETIVO: Oferecer a diversidade de gêneros textuais garantindo o letramento. Ampliar os conhecimentos do mundo, despertando o interesse, a curiosidade e o prazer pela leitura.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA: Roda de leitura semanal com diversos portadores, fazendo intervenções e reconto. Seleção, empréstimo de livros e leitura espontânea na sala de aula e no espaço Coala. Leitura como atividade em si, na direção de formar leitores, onde o importante é o convívio com os textos. Leitura diária feita pelo professor, onde o leitor experiente ajuda a ampliar o repertório dos leitores inicantes.
4 - ATIVIDADE: Refeições
OBJETIVO: Orientar os alunos durante as refeições, para que eles possam desenvolver um hábito saudável ao se alimentar.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA: Proporcionar as crianças oportunidades de acesso e conhecimento sobre os diversos alimentos oferecidos, buscando autonomia para alimentar-se sozinho. 5 - ATIVIDADE: Higiene
OBJETIVO: Orientar as crianças quanto o desenvolvimento de habilidades, bons costumes de higiene, desenvolvendo autonomia.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA: Escovar os dentes, após as refeições, lavar as mãos antes das refeições e ir ao banheiro.
6 - ATIVIDADE: Parque, campo e brincar dirigido.
OBJETIVO: Construir uma identidade autônoma, cooperativa e criativa através das brincadeiras. Brincar como um modo de “ser e de estar” no mundo, à medida que o brincar faz parte da constituição das subjetividades e identidades das crianças.
ORIENTAÇÂO DIDATICA: brincadeiras e maneiras de utilizar os brinquedos, proporcionando assim atividades como danças, subir, descer, correr e jogar bola, circuito e etc. Brincadeiras com regas e dirigidas.
7 - ATIVIDADE: Vídeo
OBJETIVO: Proporcionar momentos de distração, aprendizagem e lazer.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA: O Professor levará os alunos à sala de vídeo, onde colocará filmes que despertem o interesse. Essa atividade ocorrerá uma vez por semana.
8 - ATIVIDADE: Roda de Conversa
OBJETIVO: Disponibilizar momentos em que o aluno possa participar da oralidade, expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA: O Professor realizará rodas de conversas, ampliando a capacidade das crianças de utilizar a fala de forma cada vez mais competente em diferentes contextos, vivenciando experiências diversificadas e ricas envolvendo os diversos usos possíveis da linguagem oral.
9 - ATIVIDADE: Calendário
OBJETIVO: Situar-se no tempo
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA: Será realizado diariamente, fazendo uso do mesmo, identificando datas significativas como: passeios, aniversários, festas.
0 comentários:
Postar um comentário